Na semana passada o meu lindo afilhado festejou o 3º aniversario, o nosso aniversario é sempre uma data muito especial e eu tento que esta data fique marcada pela positiva na memoria de todos.
Este ano o José António quis o tema em volta do seu grande amigo Bob o Construtor e assim tentei recriar algumas receitas alusivas ao tema, predominando o amarelo.
Foram muitas as experiências culinárias mas a que mais gostei de fazer foi os macarons, talvez pelo desfio, achei que era de uma dificuldade tremenda mas foi fácil e divertido principalmente quando estão no forno e crescem aquele bocadinho e ficamos na expetativa de se manterem assim imaculados......
Ingredientes para a massa do Macaron
80gr de claras de ovo
6gr de corante da cor pretendida (neste utilizei amarelo e não pesei coloquei uma colher de café)
250gr de farinha de amêndoa
250gr de açúcar impalpável (com apenas 4% de amido)
220gr de açúcar refinado
110 gr de clara de ovo
pitada de sal
- É muito importante que os ingredientes estejam á temperatura ambiente.
- Os recipientes que vamos utilizar devem estar bem lavados e sem vestígios de gordura.
- As claras devem estar separadas das gemas em caixas hermeticamente fechadas dentro do frigorífico mais ou menos 4 a 8 dias pois a clara perde a albumina e fica mais liquida pois assim consegue-se trabalhar melhor a massa do macaron.
- Devemos utilizar a farinha de amêndoa bem seca não a devemos triturar na hora pois liberta a gordura da amêndoa que não é bom para a massa de macaron, caso não esteja bem seca podemos colocar no forno a 40ºC mais ou menos 15 minutos para ela secar.
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 140ºC tem de estar mesmo a 140ºC para que os macarons fiquem perfeitos.
Misture as claras com o açúcar refinado a pitada de sal até ficar um merengue.
Juntar o açúcar impalpável com a farinha de amêndoa e triturar bem de seguida peneirar para o merengue e envolver de baixo para cima e mistura muito bem.
Depois num tabuleiro coloco uma folha de papel vegetal e faço uma bolinhas de aproximadamente 2 a 3 cm e bato o tabuleiro em cima da mesa com uma ligeira força de forma a tirar a bolinhas de ar que possam existir. Fica a repousar 30 a 40 minutos de forma a que se pusermos o dedo em cima não pegue.
Por fim vai ao forno 14 minutos findo os 14 a 18 minutos não mais deixamos arrefecer e recheamos a gosto (eu recheie com frutos dos bosques), devemos guardar no frigorífico pelo menos 12 horas.
Ficam muito bons e ficam sempre bonitos numa mesa de doces.